Protoctistas

       Protoctista são organismos eucariontes, que incluem a maioria dos organismos que não se encaixam em nenhum dos outros três reinos eucarióticos, Animalia (animais no sentido estrito), Plantae (plantas) ou Fungi (fungos). O reino protista é formado dois grupos: as algas unicelulares e os protozoários. 
Apesar de em menor quantidade quando comparados aos organismos unicelulares que pertencem ao reino protista também fazem parte deste reino organismos simples porém com vários núcleos ou com várias células (multinucleares e multicelulares, respectivamente). 

Características:
- Unicelulares e pluricelulares.
- Eucariontes.
- Autótrofos e Heterótrofos.

Estrutura:
As células estruturais possuem camadas externas reforçadas de material protéico, carapaças minerais e foraminífero. O citoplasma está diferenciado em duas zonas, uma externa, hialina, o ectoplasma, e outra interna, granular, o endoplasma. Nesta, existem vacúolos digestivos e inclusões. Os protistas podem ainda ter adaptações de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre.

Características:
 - Algas:
As algas que pertecem ao reino protista estão divididas em três subgrupos: 
1. As Crisófitas (Chrysophytas): Algas douradas.
2. Euglenófitas (Euglenophytas): Algas erverdeadas.
3. Pirrófitas (Pyrrophytas): Algas avermelhadas
- Protozoários:
Os protozoários muito numerosos adaptam-se a diferenciadas formas de vivência. Locomovem-se basicamente sob forma de pseudópodos, flagelos, cílios ou não possuem forma de locomoção. Podem ser classificados e divididos segundo sua locomoção apresentada. Os principais são: 
1. Sarcodina: Locomovem-se a partir de pseudópodos. A ameba faz parte deste filo. 
2. Matigóforos: A locomoção é feita a partir de flagelos. O melhor exemplo deste filo é o tripanossomo. 
3. Ciliados: A locomoção é realizada a partir de cílios. O melhor exemplo deste filo é o paramécio. 
4. Esporozoários: Não possuem meios para locomoção; O melhor exemplo é o plasmódio.

Classificação:
Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker – 1969), agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são protistas heterótrofos.

Reprodução:
Os representantes do reino protista se reproduzem através de bipartição, também conhecida como cissiparidade, num processo de reprodução assexuada. Assim como nas bactérias, a célula cresce, têm seu núcleo dividido em dois, depois o resto da célula se divide, originando duas células geneticamente idênticas.

Fontes:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Protista https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php
https://aprovadonovestibular.com/reino-protista-caractersticas.html 

0 comentários:

Postar um comentário