Cnidários

Os cnidários (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares de corpo mole e gelatinoso que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha, embora existam hidras e outros representantes de água doce. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas. 
Fonte da imagem: https://alunosonline.uol.com.br/biologia/filo-cnidaria.html
  • Características
Em geral, os cnidários são animais marinhos que nadam livremente ou vivem sésseis em substratos. Podem viver sozinhos ou então em colônias. São diblásticos, porque possuem apenas dois folhetos embrionários, acelomados, ou seja, não apresentam celoma, e também possuem simetria radial.
Os cnidários possuem células de defesa e também possuem cnidócitos , células que auxiliam na alimentação e que são dotadas por uma estrutura denominada cnida. A cnida mais comum é chamada nematocisto, que ao ser estimulado pode disparar uma substância que fere ou paralisa e mata outros organismos.

Em sua maioria, os cnidários são dioicos, embora existam formas monoicas.


A cavidade digestória e o sistema nervoso são os grandes avanços evolutivos desse filo.
  • Estrutura
Os cnidários possuem duas formas estruturais: pólipo e medusa. De acordo com sua morfologia (forma do corpo), os pólipos são tubulares, tendo uma abertura (a boca) coberta de tentáculos. As medusas têm forma de guarda-chuva (ou sino) com uma abertura no centro e tentáculos na borda. Além disso, enquanto as medusas movimentam-se por propulsão a jato, contraindo bruscamente o corpo e expulsando a água, as hidras, que são pólipos móveis, deslocam-se com movimentos semelhantes a cambalhotas.
O corpo dos cnidários possui uma abertura que funciona como ânus e boca ao mesmo tempo. Essa abertura tem contato com a cavidade gastrovascular ou celêntero. Externamente a essa cavidade existe uma camada de células epidérmicas destinas à proteção, enquanto que internamente existe a gastroderme, que liberam sucos gástricos na cavidade gastrovascular para auxiliar na digestão de alimentos. Além disso, as partículas parcialmente digeridas são envoltas por vacúolos digestórios que finalizam o processo de digestão e absorção. Há ainda uma camada entre a epiderme e a gastroderme, a chamada mesogleia, tecido conjuntivo gelatinoso que promove sustentação ao corpo.
Fonte de imagem: http://biologia.resumoparavestibular.com.br/2016/01/filo-cnidaria-cnidarios-resumo.html
  • Reprodução
A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada:

Reprodução assexuada
Regeneração: os cnidários podem se reproduzir por regeneração. Quando cortados em vários fragmentos, cada fragmento pode originar um novo indivíduo.
Brotamento: a forma de reprodução assexuada mais comum ocorre por brotamento. Na superfície do corpo dos cnidários existem brotos que ao se desenvolverem, desprendem-se e originam, assim, novos indivíduos. Nesse tipo de reprodução, os indivíduos formados são geneticamente iguais, ou seja, não ocorre aumento na variabilidade genética.

Fonte da imagem: https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/cnidarios
Reprodução sexuada
Na reprodução sexuada geralmente ocorre fecundação externa (fora do corpo do animal).
Os espermatozóides da hidra nadam até achar o óvulo, na superfície do corpo. Porém, em certos cnidários, pode ocorrer fecundação na cavidade digestória. Posterior à fecundação, há a formação de uma nova hidra mediante a divisão do zigoto, que dá origem a um embrião que se solta e fica livre na água. Como não há estágio larval, trata-se de desenvolvimento direto.
Na grande maioria das espécies, uma larva achatada e ciliada, chamada plânula, origina-se através do zigoto. A plânula nada e se fixa a um substrato, formando, assim, um novo indivíduo. Como há estágio larval, trata-se de desenvolvimento indireto.
Diversas espécies de cnidários possuem uma forma de reprodução conhecida como alternância de gerações ou metagênese, em que os pólipos, por reprodução assexuada, originam novas medusas, que, por sua vez, geram novos pólipos por reprodução sexuada. Os espermatozóides podem fecundar os óvulos interna ou externamente. Após a fecundação, ocorre a divisão do zigoto, que forma uma plânula, a qual nada até que consiga se fixar a um substrato, onde dá origem a um novo pólipo.
Fonte da imagem: https://biologiaresolvida.com.br/provas/biologia-suprema-2018/
Classes
Os cnidários são divididos em quatro classes: Anthozoa, Hydrozoa, Schypozoa e Cubozoa, nos quais predomina uma das formas de vida (pólipo e medusa).
Anthozoa (antozoários)
A classe Anthozoa é a com maior número de espécies. Neste grupo só existem pólipos marinhos. O principal representante do grupo é a anêmona-do-mar, um animais cilíndrico, cuja base é fixa em algum substrato. Na extremidade oposta fica a boca, rodeada por tentáculos flexíveis.
Os corais também pertencem a essa classe. Eles são colônias de pólipos que podem conter até 100 mil indivíduos. Por isso, os corais são caracterizados pela elevada biodiversidade.

Anêmona-do-mar

Fonte da imagem:https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/an%C3%AAmona-do-mar/482472
Hydrozoa (hidrozoários)
Os hidrozoarios são cnidários predominantemente na forma de pólipos.
As hidras habitualmente permanecem imóveis, podendo ser confundida com a vegetação, principalmente pela cor esverdeada de seu corpo, a qual se deve pela presença de algas verdes unicelulares no seu interior.
Movimentando seus tentáculos, capturam suas presas, entre elas a pulga d’água. As poucas espécies de água doce pertencem a classe hydrozoa.
Outros cnidários pertencentes a essa classe são a caravela-portuguesa (Physalia physalis) e gênero Obelia.
Hidra
Fonte da imagem: http://chc.org.br/coluna/de-monstro-a-belo-animal/
Schypozoa (cifozoários)
Os cifozoários são cnidários predominantemente na forma de medusas.
A água-viva tem um aspecto de um prato invertido, com a boca em posição inferior e as bordas dotadas de muitos tentáculos.
Apresenta de 2 a 40 cm de diâmetro e as mais variadas cores. É móvel e possui o corpo bastante mole. Seus tentáculos não devem ser tocados, pois podem causar queimaduras graves.
Outros cnidários pertencentes a essa classe são os representantes dos gêneros AureliaChrysaora e Pelagia.

Água-viva
Fonte da imagem: https://www.vivernatural.com.br/xamanismo/agua-viva/
Cubozoa (cubomedusas)
As cubomeduas são cnidários predominantemente na forma de medusas de corpo incolor, altamente venenosos. São animais predadores e bons nadadores.
É o grupo menos estudado. Possuem apenas 20 espécies.
O representante mais conhecido é a vespa-do-mar (Chironex fleckeri), o animal com o veneno mais letal do mundo. Acredita-se que a sua toxina seja capaz de matar 60 humanos adultos.
Outro cnidário pertencente a essa classe é o Chiropsalmus quadrumanus.

Vespa-do-mar (Chironex fleckeri)
Fonte da imagem: http://profjabiorritmo.blogspot.com/2010/11/vespa-do-mar-agua-viva-mais-letal-do.html

Fontes: 
FAVARETTO, J.A. Biologia unidade diversidade. São Paulo: FTD, 2016.
https://www.todamateria.com.br/cnidarios/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php
https://www.todabiologia.com/zoologia/cnidarios.htm
https://www.infoescola.com/biologia/cnidarios/

0 comentários:

Postar um comentário