Reino Animalia

          É muito difícil especificar todas as características que fazem um ser vivo fazer parte deste reino pois cada uma possui uma exceção; mas um fator determinante é que a diversidade de tipos de células e o alto nível de especialização dos tecidos diferenciam os animais dos outros seres vivos.
  • Características:
          Os membros deste reino são eucariontes pluricelulares, em que suas células não possuem parede celular. Apresentam mobilidade em pelo menos uma fase da vida. São heterótrofos e alimentam-se de matéria orgânica obtida de outros seres vivos. Mesmo organismos muito simples apresentam tipos celulares com funções diferentes - especialização
         Mesmo as células originando-se de um mesmo material genético, surgem ramos diferentes de células em forma e função - diferenciação celular.  
  • Tipos de tecidos:
          - Tecidos Epiteliais revestem a superfície do corpo e dos órgãos internos.
          - Tecidos Conjuntivos preenchem espaços entre outros tecidos e constituem, estruturas de sustentação como ossos e cartilagens.
          - Tecidos Musculares são formados por fibras musculares (miócitos) que executam movimentos. Estão ligadas aos ossos ou presentes na parede de órgãos como o coração e o intestino.
          - Tecidos Nervosos contêm neurônios, células que propagam os impulsos nervosos.


          A organização corporal dos animais normalmente possui algum tipo de simetria, podendo ser radial ou bilateral. Com exceção dos polímeros que são assimétricos.
          A complexidade dos animais lhes custa um alto gasto de energia que é obtido através de alimentos. a quebras destes alimentos ocorre no interior de uma cavidade digestória.
         Os animais necessitam de um equilíbrio dinâmico, também chamado de homeostase - estabilidade do PH da composição química, da pressão osmótica, da quantidade de água e da temperatura (em alguns).


  • Tipos de excreção:
          - Animais amnióticos são aqueles que excretam amônia, maioria dos animais aquáticos.
          - Animais ureotélicos são aqueles que excretam ureia - passagem do meio aquático para o terrestre.
          - Animais uricotélicos são aqueles que excretam ácido úrico.


  • Reprodução:
         Na reprodução sexuada (fecundação), ocorre a fusão do espermatozoide com o óvulo, dando origem ao zigoto, que se divide sucessivamente até a formação do embrião.
        Existem dois grupos dentro dessa reprodução, que são: os parazoários (poríferos) e os eumetazoários (cnidários, moluscos os cordados). Nos embriões dos eumetazoários, as células possuem folhetos germinativos, de onde surgem os tecidos do corpo.
         Os Cnidários são o único filo que possui somente dois folhetos terminativos (diblásticos), os demais filos do reino Animal possuem três folhetos germinativos (triblásticos)


  • Estruturas:
         - Blastóporo:

         Quando o blastóporo dá origem, posteriormente, a boca e o ânus originasse na outra extremidade, os animais são denominados protostômios. Mas quando ocorre o inverso, são chamados de deuterotômios.

         - Cavidade Corporal (celoma):
 
         A presença dessa cavidade para o armazenamento dos órgãos classifica os animais em três categorias.
         Acelomados são todos os animais que não possuem essa cavidade (cnidários e platelmintos)
         Pseudocelomados são aqueles animais em que a cavidade corporal (pseudoceloma) é revestida pela mesoderme junto à parede celular (nematelmintos)
        Celomados são os animais que possuem essa cavidade (o celoma) totalmente revestida por mesoderme.
     
       
Imagem relacionada




Fontes:
FAVARETTO, J.A. Biologia unidade diversidade. São Paulo: FTD, 2016.

0 comentários:

Postar um comentário