Espécie

O que é uma espécie?
      
      É uma categoria taxonômica e pode ser determinada com base em algum critério natural. A definição tradicional define espécie como um conjunto de seres vivos semelhantes que podem se cruzar na natureza, originando descentes férteis. Porém, há casos que desafiam essa definição, baseada em critérios reprodutivos restritos.

Dispersão e surgimento de novas espécies:

Uma população ancestral pode se dividir em grupos e se dispersar por diversos ambientes. A dispersão desses grupos, resulta na adaptação divergente.
Com diferentes pressões de seleção natural, cada ambiente passa a selecionar diferentes variações em cada grupo. Os organismos portadores de variações favoráveis podem sobreviver e originar descendentes, que poderão constituir espécies diferentes. Mesmo assim, os indivíduos pertencentes às novas espécies continuarão a exibir aspectos semelhantes, devido a ancestralidade comum.
Especiação é o surgimento de novas espécies, que em geral se inicia com a separação da espécie em duas ou mais populações por uma barreira física, situação denominada isolamento geográfico.

Subdivisões de uma espécie:

De acordo com alguns modelos de classificação, uma espécie divide-se em duas ou mais subespécies desde que estejam presentes duas condições: se os subgrupos da espécie mantiverem, na natureza, isolamento geográfico; e se esses subgrupos isolados puderem ser diferenciados por características com variação descontínua.


FONTES:

FAVARETTO, J.A. Biologia unidade diversidade. São Paulo: FTD, 2016.

0 comentários:

Postar um comentário