Peixes

          Os peixes surgiram a cerca de 45 milhões de anos atrás e representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados.
         Provavelmente foram os primeiros vertebrados a surgirem na Terra. Eram pequenos, não possuíam mandíbula, tinham uma coluna vertebral cartilaginosa e uma carapaça revestindo seus corpos.
         Durante sua evolução ocorreram uma série de adaptações que geraram melhores condições de sobrevivência como: não ter uma couraça pesada, serem nadadores velozes e uma mandíbula que possibilitava a mordida.
  • Características
- corpo com formato hidrodinâmico, isto é, achatado lateralmente e alongado; o que favorecia seu deslocamento no meio aquático.
- presença de nadadeiras, estruturas de locomoção que podem ser peitorais, ventrais, dorsais,  caudais e anais.
- corpo recoberto por escamas lisas, cuja maneira que estão organizadas diminui o atrito com a água, e pele dotada de glândulas produtoras de muco, com o mesmo propósito das escamas.
- possuem a musculatura do tronco segmentada, o que permite a realização de movimentos ondulatórios.
- são pecilotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente.
- possuem a bexiga natatória, que propicia a sustentação e a flutuabilidade. Quando o animal precisa chegar mais próximo a superfície da água ele enche esse órgão de ar, fazendo com que flutue para cima; e quando precisa ir mais a fundo na água ele retira todo o ar existente dentro dela para que afunde mais rápido.
  • Sistema Respiratório:
Os peixes possuem respiração branquial, ou seja, através das brânquias, também conhecidas como guelras. 
A água entra continuamente pela boca, passa pelas brânquias, e sai pelas aberturas ao lado da cabeça do peixe.
Nas brânquias existem diversos vasos sanguíneos por onde o gás oxigênio dissolvido na água passa para o sangue. Ao mesmo tempo o gás carbônico que é produzido pelo organismo é eliminado do corpo.
  • Sistema Circulatório:
Os peixes têm um coração que possui duas cavidades, um átrio e um ventrículo - por onde circula somente sangue não-oxigenado. Após passar pelo coração, o sangue não-oxigenado passa por uma artéria até as brânquias onde recebem oxigênio. Então este sangue é distribuído por todos os órgãos do corpo do animal.
  • Sistema Digestório:
 Seu sistema digestório é constituído de boca, faringe, esôfafo, estômago e intestino, além de glândulas anexas como o fígado e o pâncreas.
  • Alimentação:
 Existem peixes tanto herbívoros como carnívoros. Os herbívoros geralmente são menores e alimentam-se principalmente de algas. Já os carnívoros são consideravelmente maiores e alimentam-se de outros peixes e animais diversos do meio aquático, como moluscos e crustáceos.


0 comentários:

Postar um comentário