Nematelmintos

O filo dos Nematelmintos é constituído por vermes de corpo liso e formato cilíndrico e alongado. Muitos são de vida livre, mas outros são parasitas de plantas e de animais. Um exemplo é a lombriga.
Fonte: https://www.todoestudo.com.br/biologia/nematelmintos
  • Características
- São triblásticos.
- Têm simetria bilateral.
- Possuem uma cavidade cheia de líquido entre o tubo digestivo e a parede corporal que funciona como um "esqueleto", proporcionando sustentação para o animal.
- O tubo digestivo é completo, com boca e ânus.
- O sistema nervoso é formado por gânglios.
  • Reprodução
- A fecundação é interna.
- São seres dióicos.
- Os espermatozóides deslocam-se por movimentos ameboides.
  • Doenças
ASCARIDÍASE
     O parasita causador dessa doença é chamado de Ascaris lumbricoides. Ele vive dos alimentos que são ingeridos pelo hospedeiro, vivendo em seu intestino delgado.
     A infecção se da pela ingestão de alimentos ou agua contaminada por ovos embrionários do parasita causador.
Imagem relacionada


ANCILOSTOMISE
     Popularmente conhecida como amarelão, é causada pelo parasita Acylostoma duodenale e Necator americanus, eles vivem no intestino delgado do hospedeiro e se alimentam do sangue. O principal sintoma é a anemia.
Imagem relacionada


FILARIOSE
     Conhecida popularmente como elefantíase. É causada pelo parasita Wuchereria bancrofiti, cujos vermes adultos causam a inflamação dos vasos linfáticos. Isso causa um inchaço nos pés, nas pernas, mamas e na bolsa escrotal.
Resultado de imagem para FILARIOSE


LARVA MIGRANS CUTÂNEA
     É popularmente chamada de bicho geográfico, transmitida pelo parasita Ancylostoma brasiliense, e vive no intestino de cães e de gatos.  Penetram na pele e ao locomoverem-se cansam um sedenho semelhante a um mapa.
Resultado de imagem para BICHO GEOGRAFICO

0 comentários:

Postar um comentário